Jargão “Hi-Tech”

imag0101

Mais uma Graaaaaande Entrevista. Enooooorme!

Por motivos de agenda – que um caramelo qualquer de que não ouvi o nome não pôde estar ontem no estúdio da RTP – a Procuradora Cândida Almeida senta-se à frente de Judite de Sousa.

Por obra do Altíssimo, no mesmo dia em que o sr. Pinto de Sousa achou que tinha de vir a público – pela vigésima vez – fazer importantes esclarecimentos sobre “campanhas negras“, “provações“, “derrubes políticos“, “poderes ocultos“, “notícias difamatórias“, “informação selectiva“, “manipulação“, “calúnias“, apareceu no canal do Estado a dar-lhe corda a Directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

imag0100Vi. Com atenção.

Mas confesso a dificuldade para acompanhar aquele jargão técnico dos magistrados e juristas.

Percebi bem, isso sim – até pela repetição – que o sr. Pinto de Sousa “não está a ser investigado“… neste momento, quero dizer! E que se fosse hoje nem a expressão “ [ter] «solicitado, recebido ou facilitado pagamentos»” teria sido aplicada ao Primeiro-Ministro… ainda que amanhã não se saiba!
(Por tudo isso sou eu um crente na alvura do cavalheiro.)

Mas já não percebi bem foi aquela parte em que a senhora Procuradora disse – de forma muito técnica – que a associação duvidosa de Sócrates ao licenciamento do Fripóre foi feita pela primeira vez numa denúncia anónima à PJ, em 2004, “num parágrafo inocente, metido à força, [em que] aparecia o nome de José Sócrates e da mãe“.

Desconheço o termo jurídico “num parágrafo inocente“. E o “metido à força” também.

Teria sido importante a pedagogia do povo ignorante, feita por alguém que veio à pantalha para propositadamente trazer a luz da verdade e da justiça ao caos.

Mas não lhe chegou a boca para tanto. Foi pena.

Fica de certeza para a próxima.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: